Busca por presentes para o Dia dos Namorados anima lojistas de Santa Maria

Francine Boijink

Busca por presentes para o Dia dos Namorados anima lojistas de Santa Maria

Leandro

O Dia dos Namorados deste ano deve ser o melhor dos últimos tempos para o setor varejista de Santa Maria. É o que espera o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas). As baixas temperaturas também têm contribuído para o aumento no movimento. A expectativa é de alta de até 60% nas vendas em comparação com a data de 2021.

– As vendas já estão muito boas. As perspectivas eram maravilhosas e está todo mundo praticamente muito feliz, do pessoal que vende roupas aos calçados. O frio intenso está ajudando bastante. Dinheiro circulando do Fundo de Garantia, que ajuda bastante – diz o presidente da Sindilojas, Ademir da Costa.

O movimento mais intenso é esperado para este sábado mas, durante a semana, já foi percebida uma circulação maior de clientes em comparação com a data do ano passado. A gerente de loja de calçados Elisangela da Rosa, 42 anos, a estimativa é que a alta nas vendas seja considerável. As botas e bolsas estão entre os itens mais procurados.

– A gente tem uma expectativa de um crescimento de 60% em relação ao ano passado porque a variedade de produtos também aumentou bastante . No ano passado, a gente tinha restrição de recebimento de mercadorias, das fábricas – conta.

Esse crescimento nas vendas é esperado também nas lojas de acessórios.

– Estamos tendo um pouco de dificuldade no Calçadão, em função da obra, mas mesmo com todas essas objeções esperamos pelo menos 20% a 30% a mais do que no ano passado. Em 2021, a gente estava com reflexo muito grande da pandemia, as pessoas estavam com muito medo de sair – diz Taise Vencato, 43 anos, dona de uma loja do ramo no Calçadão.

Conforme ela, é comum que para o Dia dos Namorados, as pessoas deixem para fazer as compras para a pessoa amada um dia antes da data ou até no dia. Como neste ano será no domingo, a movimentação maior no local era esperada para sexta e neste sábado.

PRODUTOS

No Estado, a procura pelos presentes também deve ser intensificada neste sábado. A previsão é de um aumento de 12% em relação à data do ano passado, sendo injetados no comércio até R$ 350 milhões em vendas. De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), entre os presentes mais procurados, estão artigos de vestuário, calçados, perfumes, cosméticos, flores e eletroeletrônicos.

– O Dia dos Namorados tem um bom potencial de vendas para o comércio. Além de todo o romantismo da data, há o fator de que cada integrante do casal compra, no mínimo, um presente. Assim, mesmo gastando menos por causa da diminuição do poder de consumo que afeta boa parte da população, avaliamos que o tíquete médio deve ser, na média, em torno de R$ 280 por casal – ressalta o presidente da entidade, Vitor Augusto Koch.

O setor de serviços, como restaurantes e estéticas, também devem ser beneficiados com a data mais romântica do ano.

Francine Boijink, [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ordem de serviço para última etapa do calçadão de Santa Maria é assinada Anterior

Ordem de serviço para última etapa do calçadão de Santa Maria é assinada

Da expectativa à frustração: a situação de seis obras em Santa Maria que começaram entre 2005 e 2021 e deveriam estar prontas Próximo

Da expectativa à frustração: a situação de seis obras em Santa Maria que começaram entre 2005 e 2021 e deveriam estar prontas

Geral